A M O R-- D E-- T O L E R Â N C I A


----------Em seu lidar, cheio de ternura, com pessoas feridas e humilhadas, Jesus radicalizava o amor de Deus. Ele protestava contra a rigidez do sistema religioso e contra a petrificação da Torá de Moisés, transformada em uma lei opressora. Na experiência dos discípulos, sua atitude servidora se fazia mediação da proximidade de Deus e de seu amor pelas pessoas.

----------Em vista das necessidades e da vida de pessoas excluídas, Jesus dispunha de tal liberdade interior a ponto de ousar transpor os limites da Torá - sem abolir uma só vírgula de sua essência – para servir à vida e às pessoas. Ele fazia jus ao cumprimento dos Mandamentos, na realidade concreta de cada dia e de situações peculiares. E isso lhe custou caro.
------------------------------------------------------------------
----------A linguagem simbólica é o que mais caracteriza a mensagem bíblica e os discursos de Jesus. Ali, palavras não se fecham em si. Falam de uma realidade outra. Mais de relações que de coisas. Mais de sentimentos que de fatos. Mais de algo interior, de nosso comportamento, de nossa experiência que de algo só exterior – uma simples comunicação, informação ou rito

----------A linguagem simbólica quer fazer entender que a “Boa Nova” diz respeito a todos nós, a mim, a meu modo de ser e agir, ao amor que Deus me devota e à missão que me cabe. Assim, hoje, o leproso, o fariseu, o pecador, etc., sou eu. Alguém limitado, contraditório, infiel, com vergonha de mim mesmo. Pecador, marginal, velho, doente, desempregado, aidético, homossexual, descasado, deficiente, etc.

----------Tenho de morar fora, não faço parte, me excluo, sou rejeitado. Acontece que a fé me resgata para a auto-estima, o amor fraterno me inclui. O que é proibido, Deus - em Jesus – me encoraja a fazer : acolher os excluídos, defender os mais frágeis. É proibido? Posso fazê-lo: acolher os estigmatizados, tocar os impuros. Sacramentar os aparentemente indignos.

----------Mais. O que é ordenado pela lei, devo lembrar: Vá às autoridades, apresente-se como favorecido pela lei do amor. És mãe solteira? Dize ao padre: “Eu faça parte”. És recasado? Diga ao bispo: “Levo vida digna”. És aidético, drogado, alcoólatra? Diga aos assustados:” Sou gente, filha(a) de Deus”. Es padre casado? Diga ao Papa: “Sinto-me chamado a servir o povo”.

----------És mulher, discriminada? Dize aos que amam o poder: “Deus é mais amor que poder”. Felizes de nós quando valorizamos os excluídos de hoje e os reconhecemos como parceiros. Ai de nós quando os rejeitamos, limitando-nos a falar ou a escrever bonito sobre o amor. O amor, no que tem de divino, ninguém o vive de modo perfeito. Somos todos aprendizes. Sejamos aprendizes.

----------Embora merecedores de correção, Deus valoriza, em nossos gestos, o que equivale àquela moedinha nas mãos de uma pobre viúva. E Jesus lembra e adverte, hoje e sempre: “A letra” – o só escrito – facilmente fecha no rigor da lei e mata. Porém, o “espírito” – a linguagem simbólica – traz vida nova, ligando-nos ao essencial. Faz o amor triunfar sobre o poder.

* * *

Frei Cláudio van Balen