Amor Facetas Múltiplas.

Frei Cláudio Van Balen
Centro Carmelitano de Espiritualidade Pastoral

O CEPA - Centro Carmelitano de Espiritualidade Pastoral - é uma entidade criada na Paróquia "Nossa Senhora do Carmo", em Belo Horizonte, que visa dinamizar a vivência e reflexão da espiritualidade cristã sob o enfoque da tradição carmelitana.

O Centro tem como objetivo ajudar na vivência e formulação de uma resposta à presente busca de fundamentar o sentido da vida sobre a mensagem do Evangelho na fidelidade aos " sinais dos tempos" neste limiar de um novo milênio, onde o mundo pede uma nova evangelização.

O CEPA organiza eventos de Recolhimento Espiritual, de Aprofundamento de Temas, Debates, Manhãs de Reflexão e Retiros na paróquia e em outras paróquias, colégios e movimentos que solicitam a sua colaboração.
O presente livro foi elaborado sob a orientação do pároco : Frei Cláudio Van Balen.

APRESENTAÇÃO

Prezado(a) leitor(a), chega às duas mãos o primeiro volume da nossa coleção "CARMELO 2000". O CEPA, Centro de Espiritualidade e Pastoral da "Paróquia Nossa Senhora do Carmo", em Belo Horizonte, deseja partilhar com você suas reflexões do retiro do dia 13/11/99. Neste jubileu/2000, vamos refletir sobre o mistério básico da fé cristã, o amor.

Na presente caminhada, é preciso que nos deixemos tocar pelo poder dessa luz que nos envolve na força renovadora deste "Ano da Graça". Perto e longe o milagre se faz acontecimento quando a solidariedade, banhada por esperança, faz cegos enxergar, surdos ouvir, paralíticos andar, tristes rir, isolados comunicar-se, cidadãos criar algo novo e mortos viver.

Fazemos parte de uma realidade maior que nós mesmos, de um presente gracioso e de um futuro que há de surpreender. Não é o tempo que se perde na eternidade nem o infinito que há de anular perante o infinito. O Céu decidiu revelar-se na terra e com ela conjugar-se, e Deus deseja manifestar-se em cada um. Só o amor é capaz de nos conduzir neste caminho.

Amigo(a), desperte no seu rosto confiante o sorriso de quem se alegra, junto com Simeão, por ter visto o Ungido do Senhor. E ele se faz garantia de que o sentido da sua vida é simplesmente viver, envolvido num amor que faz partilhar e fruir. No amor, você testemunhará no presente o seu futuro: vida marcada pela riqueza do coração de Deus, amor sem fronteiras.

Frei Cláudio
Festa de S. José
19/03/2000


RETORNA