As flores nos educam

As flores são irremediavelmente sedutoras. Por isso nos fascinamos tanto por elas.

Esse fascínio está inscrito no código genético de nossas células. Pois as flores são na evolução nossas companheiras.

Há 70 milhões de anos surgia um pequeno mamífero, não maior que um coelho.

Era o nosso ancestral. Dele vieram os símios, os primatas, os antropóides, os homiriídios e, finalmente, o homo erectus de onde nós descendemos como homo sapiens.

Curiosamente neste exato momento, a Terra que era toda verde pela clorofila, começou a ganhar cores. Folhas enroladas sobre si mesmas, transformaram-se em flores multicores. Por todo o Planeta explodiram as flores e mais flores. Ainda hoje existem 270 mil espécies de plantas com flores.

Esse nosso pequeno ancestral vivia no alto das árvores para escapar da vora-cidade dos dinossauros. E se alimentava fundamentalmente de flores e brotos tenros. Foi assim que elas entraram a compor o nosso ser.

Pelo fato de guardarmos a memória genética das flores e as termos dentro de nós, somos amantes das flores. Elas continuam a viver e a florescer em nós na forma de alegria, exaltação e poesia. Foram elas que inspiraram os autores de Asas na Raiz com tanta criatividade, beleza e sensibilidade.

Elas são nossas educadoras. Elas nos obrigam a sermos gentis, finos, suaves e a tratar a todos com cuidado e reverência. Pois assim tratamos as flores. Os autores aprenderam a linguagem das flores e souberam traduzir para nosso coração suas sutis mensagens.

Bem dizia o místico poeta Angelus Silesius: “A flor é sem porquê. Ela floresce por florescer. Não cuida se a olham nem se preocupa com sua beleza”. Essa talvez seja a grande lição das flores: viver intensamente a vida pelo valor da própria vida. Viver é irradiar, é comungar e sorrir pela inenarrável beleza da Terra e do Universo.

Os autores souberam transmitir, com leveza e graça, essa imorredoura mensagem.

Leonardo Boff

RETORNA